Sétimo (Séptimo)

Direção: Patxi Amezcua

Elenco: Ricardo Darin, Belén Rueda, Abel Dolz Doval, Charo Dolz Doval e Osvaldo Santoro.

 

Sétimo é um thriller de suspense igual a tantos outros – principalmente em seu terceiro ato –, mas contando como diferencial a presença de Ricardo Darin como protagonista. Todavia a presença dele não consegue omitir uma série de furos no roteiro enfraquecendo a história, caso o espectador pense sobre algumas questões poucos segundos durante e depois do filme.

Sebastian (Darin) é um advogado em meio ao processo de divórcio com a esposa Delia (Rueda) e, mesmo com o relacionamento deteriorado entre os dois, o clima é aprazível, principalmente pela presença dos filhos Luca (Doval) e Luna (Doval). Numa destas visitas para levar os filhos à escola, misteriosamente os pequenos somem dentro do próprio prédio em que moram.

O roteiro do próprio Amezcua, ajudado pela interpretação de Darin, consegue inicialmente criar o clima de tensão e aflição pelo possível sequestro das crianças, inserindo personagens e pistas que ajudarão Sebastian na busca, juntamente com o inspetor Rosales. A direção aproveita de maneira correta o fato de estarem em um prédio confinado, na qual o elevador é utilizado para causar um clima mais desconfortável.

Um dos problemas é a utilização destes componentes que são jogados pelo roteiro de maneira abrupta e explícita, não cumprindo a função de desviar a atenção do público e, se o fazem, são desmitificados pouco depois.

Outro problema poderá ser vislumbrado com algumas atitudes do protagonista. Mesmo em estado de desespero pelo sumiço dos filhos, tal comportamento é totalmente incompatível com a sua persona, não contribuindo em nada com o andamento das investigações, como o fato de acusar todos aqueles que surgem na sua frente de maneira aleatória.

 A direção e o roteiro ficaram a cargo de Patxi Amezcua que consegue agilizar em alguns momentos o filme. Isso poderá ser constatado quando, por exemplo, Sebastian busca outros meios para recuperar os seus filhos, por mais que sejam prejudiciais para a sua vida, principalmente a sua vida profissional. Como a história não fugiria do comum em sua solução – mesmo no desvendar do caso –, não conseguimos ter aquela sensação de surpresa de maneira efusiva, mas ao contrário, ou seja, incompleta e frágil.

Neste momento questionamos sobre algumas situações e reações de alguns personagens importantes que soam injustificáveis pela ausência de lógica. O clímax é um pouco forçado e enfraquece mais o cenário que fora construído, mesmo com Darin passando toda a credibilidade que lhe é peculiar.

Cotação 2/5

 

Spoilers!!!

As crianças foram sequestradas, portanto ao encontrá-las a primeira pergunta a fazer era onde eles estavam. Obviamente as crianças responderiam e, portanto o criminoso seria desmascarado na hora. Neste caso não se trata de usar um recurso para estender o mistério como normalmente acontece, mas questões de verossimilhança e lógica.